A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) tem vindo a promover a medida de política pública Selo Protetor, que se encontra na 6ª edição, e que é reconhecidamente promotora da salvaguarda dos Direitos das crianças e jovens.
O Selo Protetor é uma medida inovadora e de reconhecido mérito na promoção de uma maior eficácia e eficiência do sistema português de proteção das crianças e jovens, desenvolvido pelas Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, e tem consolidado uma boa prática de trabalho integrado e em rede.
A atribuição do Selo Protetor ao Colégio São Francisco Xavier (Província Portuguesa das Irmãs de S. José de Cluny) confere um grande prestígio e, em simultâneo, uma responsabilidade acrescida, tendo em vista a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens. Reconhecendo, assim, às entidades e a toda a comunidade educativa, um papel privilegiado na disseminação de boas práticas de promoção dos Direitos Humanos da Criança, numa ótica de inovação e desenvolvimento de uma cultura colaborativa e preventiva.