Pastoral Juvenil Vocacional
Equipa responsável pela Pastoral Juvenil
Jovens Cluny
Ecologia
«LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras»
CIRP
A CIRP está organizada em estruturas a nível nacional e local.
A nível nacional, tem os seguintes organismos: como órgãos de governo, a Assembleia Geral, a Direcção e o Conselho Fiscal; como órgãos que colaboram e apoiam os órgãos de governo, o Secretariado Geral e as Comissões Nacionais.
Apontar para o Céu e humanizar a Terra, ao jeito de Jesus Cristo, pobre, obediente e casto, na peugada dos nossos fundadores/as;
Irradiar a alegria da nossa consagração a Deus e dedicação ao próximo;
Intensificar a cooperação mútua e o trabalho em rede;
Abraçar a evangelização nas “periferias” existenciais e culturais, num compromisso eclesial e profético, anunciando os valores do Evangelho, denunciando o que atenta contra a Humanidade, bem comum, paz, família, vida e caminhando com as pessoas.
IMAG e ANIMAG
Animação Missionária Ad Gentes – Juntos podemos mudar o mundo.
PAR
A PAR é uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa para apoiar os refugiados.
A Plataforma de Apoio aos Refugiados nasceu da liderança e iniciativa da sociedade civil para dar uma resposta concertada à atual crise mundial de refugiados.
Face à urgência de intervenção desde o verão de 2015, mais de 350 organizações portuguesas decidiram cooperar para dar resposta às necessidades dos refugiados dentro de portas, na Europa e nos países mais afetados por esta crise humanitária mundial.
O Parlamento Europeu atribuiu à PAR o «Prémio do Cidadão Europeu 2017», como reconhecimento enquanto organização que promove a integração europeia e a compreensão entre os povos.
A Plataforma criou três grandes eixos de atuação: PAR Famílias, PAR Linha da Frente e PAR Sensibilização da Opinião Pública. Através dos seus voluntários, membros, instituições de acolhimento e apoio dos cidadãos, a PAR demonstra que a Sociedade Civil portuguesa é capaz de se mobilizar e responder aos maiores desafios do nosso tempo, como a crise dos refugiados.