Centro Social de São José de Cluny
O Centro Social S. José de Cluny, sito na Rua S. José de Cluny, nº 23, lugar de Famalicão, Freguesia de Arcos, Anadia e distrito de Aveiro é uma resposta jurídica canónica de natureza pública, criada em 1923 por iniciativa da Província Portuguesa da Congregação de S. José de Cluny, com Estatutos aprovados pelo Bispo da Diocese e elaborados em conformidade com o Estatuto das Instituições de Solidariedade Social.
O Centro Social S. José de Cluny é uma resposta coletiva religiosa e uma Instituição de Solidariedade Social da Igreja Católica.
O Centro Social S. José de Cluny funciona em regime de externato e como fim principal contribuir para a promoção integral de todos os que dela necessitam, propondo-se a:
• Educar crianças dos dois sexos, segundo os princípios do evangelho e da pedagogia Cluny deixada pela Fundadora da Congregação, Ana Maria Javouhey;
• Cooperar com as famílias na educação dos filhos;
• Promover o desenvolvimento integral da pessoa pela implementação de ações de educação, nomeadamente dos agentes de ação educativa da Instituição;
• Promover a solidariedade social na comunidade;
• Crescer na qualidade da resposta dos serviços prestados às crianças, aos adultos e à comunidade
Para cumprimento dos seus fins estatuários, o Centro mantém em funcionamento a Creche e o Pré-escolar que são duas respostas sociais de natureza socioeducativa, vocacionadas para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças do 1 aos 5 anos de idade.
As Instalações do Centro são compostas por:
Dormitório
Sala de 1 ano
Sala dos 2 anos
Sala dos 3 anos
Sala dos 4 anos
Sala dos 5 anos
Sala de expressão musical
Sala de expressão motora
Salão de acolhimento
Refeitório
Parques exteriores