WEBSITE RENOVADO

Província Portuguesa das Irmãs de S. José de Cluny

Irmã Maria de Fátima Machado

Benvindo/Benvinda ao novo site da Província Portuguesa das Irmãs de S. José de Cluny. Somos uma Congregação missionária internacional com 2600 Irmãs em missão no mundo: Europa, América do Norte, América Latina, Antilhas; África, Ásia, Austrália, Oceanos Pacifico e Indico. Em Portugal estamos presentes na Diocese de: Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Funchal, Angra do Heroísmo.

Ao lançar o novo site, desejamos que vá ao encontro de cada um(a), dando a conhecer a grande Missionária (a primeira da ordem de mulheres missionárias), Bem-aventurada Ana Maria Javouhey, Fundadora das Irmãs de São José de Cluny. Mulher livre e corajosa, apaixonada por Deus e pelo ser humano, envia Irmãs (ano de 1817) e vai também para terras longínquas, a fim de o preparar para a liberdade. Hoje esta Mulher (AMJ) encontra-se na “rota da abolição da escravidão” que se relaciona com o projeto internacional da “Rota do escravo” apoiado pela ONU e a UNESCO. Ana Maria Javouhey confia no ser humano, em todo o ser humano, por isso abre o primeiro seminário africano na França, de onde surgirão os primeiros padres negros senegaleses em 1840.

Tal como Ela, as suas Irmãs e Associados procuram hoje como ontem “estar em toda a parte onde houver bem a fazer e sofrimento aliviar”, desejando somente amar e fazer amar a Santa Vontade de Deus. 

Irmã Maria de Fátima Machado