site cluny
 

 
     

 

Casa de S. José de Cluny / Abrigo do Menino Jesus

Rua de S. José
2350 – 525 TORRES NOVAS
Tel.: 249 839 180 e 249 839 181 
Fax: 249 813 689



torres

 

Até 1926 esta cidade esteve inserida na Diocese do Patriarcado de Lisboa. A partir desta data, Santarém forma uma outra diocese e a ela pertencemos. Primeiro com o Colégio de Santa Maria, hoje, no mesmo edifício que sofreu grande remodelação, a Casa de S. José de Cluny. Não foi uma ruptura, simplesmente uma nova forma de presença na diocese e na cidade.

A 3 de Outubro de 2000, à entrada do nosso portão, o Senhor Presidente da Câmara colocava uma placa comemorativa "Memória da História" alusiva ao que representava esta casa para Torres Novas.

A nossa Missão, hoje:
- Acolhimento às Irmãs idosas – Comunidade residente
- Acolhimento de grupos para Retiros Espirituais e Sessões de Formação
- Actividades Paroquiais: Catequese da parte alta da cidade; Animação litúrgica; Ministros da Comunhão
- Uma Instituição Particular de Solidariedade Social – O Abrigo do Menino Jesus (dependente da Comunidade, mas a funcionar em edifício anexo).

1. A Casa de S. José de Cluny tem boas instalações e capacidade para acolher grupos: quartos individuais com casa de banho privativa, uma sala grande de conferências, duas pequenas salas, a Capela grande da casa e outra pequenina para a oração pessoal ou pequenos grupos. No exterior, um espaço verde permite a contemplação com a natureza.

- Temos como prioridade a resposta aos Retiros e Sessões da Congregação
- Continuamos a atender outros pedidos, a nível de diocese, nacional ou da Congregação.

2. O Abrigo do Menino Jesus foi fundado há mais de 60 anos pela Senhora Dra. Maria Emília de Castilho Rodrigues, que consagrou a esta Obra todos os seus bens, tempo e amor. Com a falta de recursos para continuar, pediu à Congregação de S. José de Cluny para a assumir, o que aconteceu nos anos 50. No edifício anexo à Casa de S. José de Cluny e igualmente propriedade da Congregação, aí funcionam duas valências para crianças: Creche e Pré-Escolar.

A nossa Capela, funciona como Centro de Culto, semi-público, com a Eucaristia dominical e em dias festivos muito participada pelos cristãos da cidade e arredores. Durante a semana, também há um grupo que não falta.

As Irmãs, na medida do possível, participam na Pastoral da Paróquia, nomeadamente na Catequese, cedendo parte das nossas instalações, visitas a doentes e pessoas isoladas, etc.