site cluny
 

 

 
     

 

Colégio de S. Francisco Xavier

Rua Agostinho Pacheco
9500 – 015 PONTA DELGADA
Tel: 296 205 200 Fax: 296 205 209
csfxaviercluny@hotmail.com


csfx

As Irmãs de S. José de Cluny já celebraram os 100 anos de presença em S. Miguel, ao serviço da Educação. Efectivamente chegaram aí em 1893, e depois da interrupção imposta na época, retomaram em 1932.

Depois de utilizarem outros edifícios para Colégio, a Província Portuguesa mandou construir o actual Colégio de S. Francisco Xavier, sob a orientação da Superiora de então, Sr Paul Delatte, por onde passaram largas gerações de famílias açorianas, a quem as Irmãs procuraram educar, para os valores humano-cristão e segundo uma pedagogia inerente ao Carisma da Congregação.

No momento actual, o Colégio tem alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo.

As Irmãs trabalham em colaboração com muito pessoal leigo, docente e não docente. Esforçamo-nos para que as crianças adquiram os conhecimentos e conteúdos propostos pelo Ministério da Educação servindo-nos das novas pedagogias e tecnologias. Incentivamo-las a crescer como cidadãos e a empenharem-se na transformação humana do mundo, à sua escala, tornando-o mais habitável.

A vertente religiosa é privilegiada. Sobretudo nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, propomos os valores humanos, morais e religiosos para que as crianças os interiorizem e, à sua medida, os ponham já em prática. Ao longo do ano são várias as celebrações litúrgicas vividas no Colégio, em que os alunos participam activamente. Damos catequese e preparamos para a Primeira Comunhão e, por vezes, para o Baptismo.

Para que a formação integral aconteça, propomos várias actividades culturais e artísticas: patinagem, xadrez, dança, música, grupo coral, computadores, biblioteca, etc.

A comunidade pela acção de algumas Irmãs orienta um Grupo de Jovens: Com regularidade reúne-se um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Reflectem sobre temas actuais que preocupam o mundo e a juventude. Fazem visitas a estabelecimentos de idosos e crianças em instituições, levando-lhes alegria, palavras amigas e gestos concretos de fraternidade.

Aos fins de semana, duas Irmãs estão ao serviço da Pastoral da Saúde, levando a Comunhão e fazendo visitas aos doentes no Hospital da cidade e nas suas casas.

Colaboramos com a Paróquia, na medida das nossas possibilidades.
Anima-nos, na nossa acção evangelizadora, o sentido de pertença à Congregação, em Igreja, que não tem fronteiras.