site cluny
 

 
     

 

Comunidade Nossa Senhora da Paz/Colégio Nossa Senhora da Assunção

Rua S. José de Cluny
Famalicão
3780 – 292 ANADIA
Tel: 231 510 500 Fax: 231 510 509
geral@cnsacluny.com


cnsa

As nossas raízes remontam há mais de 80 anos atrás.
A Congregação das Irmãs de São José de Cluny, como as outras congregações religiosas, tinha sido expulsa de Portugal em 1910. Contudo, o grão de trigo lançado à terra, depois de morrer, voltou a germinar e a crescer, dando vida.

Em 1922, foi enviada de Paris, a Madre Catarina de Ornellas, com a finalidade de estudar a possibilidade de abrir um Noviciado em Portugal, uma vez que nos pediam religiosas para as antigas colónias.

A história e o projecto de Deus encontraram eco no coração das Condessas de Proença-a-Velha, respectivamente D. Joaninha e D. Luisinha de Mello Osório que, imediatamente, puseram à sua disposição uma casa que haviam mandado construir, para fins de beneficência, em Famalicão de Anadia.
Era a primeira semente deste nosso Sobreiro, com o qual crescemos.

A Casa de Trabalho, o Noviciado e as primeiras classes gratuitas abriram caminho ao pequenino Colégio de Nossa Senhora da Paz.

Por contingências do tempo e da história, a partir de 1951, será necessário outro alvará, outro nome: era o Colégio de Nossa Senhora da Assunção que nascia...
Da casa primitiva, podemos dizer "Casa Mãe", alguns vestígios existem, mas quantas transformações ocorreram e continuam a ocorrer,quer físicas quer funcionais!

No seguimento de Ana Maria Javouhey, que “não trabalha só”, a comunidade das Irmãs colabora fraternalmente com todos. No Colégio, a comunidade acolhe crianças e jovens, partilhando a sua missão com os leigos, homens e mulheres, que connosco comungam do Carisma de Ana Maria.

Neste meio rural da Bairrada, desenvolvemos o nosso serviço apostólico em comunhão com a Igreja e com a Congregação, através de outras actividades pastorais como catequese, animação juvenil e apoio a diferentes acções eclesiais que nos são solicitadas.

Atentas aos sinais do nosso tempo e do meio em que vivemos, através do sector educacional, queremos formar homens e mulheres capazes de responder aos desafios da cultura e da fé. Como instituição de ensino, temos por objectivo:

- Educar para a excelência do Ser e do Saber com vista à liberdade, ao exercício da cidadania e à transcendência.

Como comunidade religiosa, consagrada a Deus e ao serviço da pessoa humana, pretendemos:

- Testemunhar e Proclamar Jesus Cristo no meio onde vivemos.