site cluny
 

 
     

 

Casa Províncial

Avenida Beato Nuno, 272
2495-401 FÁTIMA
Tel: 249 530 250 / Fax: 249 530 259
Superiora Provincial: cluny.provincial@iol.pt
E-mail: Secretaria Provincial: sjcluny@net.sapo.pt


fatima

 

Esta comunidade está situada na Avenida Beato Nuno, nº 272 – Cova da Iria – FÁTIMA e data de 1983.

O edifício foi construído de raiz, para acolher Irmãs idosas e doentes, e para ser a Casa Provincial, que até esta data tinha a sua sede em Braga. A 3 de Dezembro de 1983 foi inaugurada a Comunidade com a benção das instalações pelo Bispo da Diocese de então, Senhor D. Alberto Cosme do Amaral, que ao mesmo tempo fez a visita pastoral.

Existia mesmo ao lado uma pequena Comunidade desde 1946, sob o vocábulo de "Imaculada Conceição", que acolhia Irmãs em peregrinação a Fátima, ou para participar em cursos de formação. Esta Comunidade foi encerrada em 1997, ficando a casa anexa à Casa Provincial para acolhimento de Irmãs de passagem para descanso, pausa espiritual ou encontros/cursos de formação.

A missão da Comunidade é fundamentalmente a de acolhimento de Irmãs idosas e doentes, que vivem em permanência na casa e de acolhimento a Irmãs de passagem : participação em cursos, fins de semana de oração, reflexão… Algumas Irmãs exercem uma actividade apostólica fora da Comunidade: na Paróquia, no Santuário e outras.