site cluny
 

 

Histórico de 2013
 
natal
 

Votos de Boas Festas

NATAL!
A noite em que o AMOR
assumiu a nossa fragilidade
humana…
Com a certeza de que a
Humanidade não caminha só.

A toda a Família Cluny
desejo Santas Festas
Natalícias, e Ano 2014
repleto de bençãos

Em nome da Província
Ir. MªLudovina Lemos

 
 

O Encontro da Família Cluny

Foi lindo, harmonioso, ritmado, rico de conteúdo, transbordante de alegria, de profissionalismo, de generosidade… Muito belo! Estou a referir-me, evidentemente, ao “Encontro da Família Cluny”, que teve lugar em Fátima, no sábado 9 de novembro, e que reuniu, seguramente, umas duas mil pessoas para, em Família Cluny, fazermos o encerramento do Ano da Fé.

Cedo começaram a chegar os autocarros e automóveis provenientes de todos os pontos do País onde existe uma comunidade de Irmãs de São José de Cluny. Porém, um bom grupo de pessoas, vindo de Ponta Delgada e da Madeira, viajou na véspera, além de muitos jovens chegados ao fim da tarde para concluir o seu ‘trabalho de casa’. É que eles, uns do Colégio Nª Senhora da Assunção, Anadia, outros do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra, e não só, tinham trabalho de conjunto para apresentar. Porém, apenas ao serão do dia 8 puderam reunir-se todos na Casa Provincial, onde também pernoitaram. Pernoitaram, sim, o que não significa dormiram… Mas avancemos.

Pontualmente às 11.00h do dia 9, na Basílica da Santíssima Trindade, iniciamos a Eucaristia, presidida pelo nosso amigo Senhor D. César, que fez questão de aludir aos tempos em que teve a colaboração das Irmãs de Cluny, quer em Tete/Moçambique, durante a guerra, quer na diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Alimentados pela Palavra, pela Eucaristia, pela arte que nos envolvia, pela fraternidade, e após a Consagração que, de toda a ‘Família’, fez a Nossa Senhora a nossa Provincial, fomos também revigorar as forças físicas.

Às 14.00h, no átrio do Centro Paulo VI, um forte rufar de tambores, a jeito da jovem Nanette, anunciava o início de uma ‘matinée’ que não esqueceremos. As portas do grande anfiteatro abriram-se e uma multidão encheu por completo todo o espaço. A Irmã Provincial subiu ao palco, saudou os presentes e convidou cada um/a a responder com a frase “Eu acredito” quando ouvisse o nome da localidade que representava. Que convicção, que alegria, que força! Eu acredito!!!

Estava iniciado o espetáculo. Descrevê-lo não resultaria. Porém poderemos revê-lo, graças às novas tecnologias.

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro

encontro


Parabéns a todos os artistas, desde os que já atravessaram muitos invernos, às crianças bem pequeninas. Parabéns a Ana Maria Javouhey pelo seu aniversário natalício e porque continua a congregar-nos e a dizer-nos:

“Como Deus é bom por se dignar servir-se de nós, pobres criaturas,
para fazer bem aos nossos semelhantes”

 

 
encontro
 

Encontro da Família Cluny - Eu acredito!

Decorrerá no dia 9 de novembro a Peregrinação da Família Cluny, em Fátima, com início às 11h00 com Eucaristia na Basílica da SS.ma Trindade, seguida de uma tarde festiva no Auditório do Centro Paulo VI, para a Celebração do encerramento do ano da Fé.

 

 
testemunho
 

Jornada Mundial da Juventude 2013 – Rio de Janeiro.
Testemunho da Ir. Olinda Ferreira
É com muita alegria que escrevo para partilhar convosco a rica experiência da Jornada Mundial da Juventude.

No dia 20 de Julho, depois de um dia intenso de actividades aqui na nossa comunidade de Lucélia – Assembleia e Celebração Eucarística das Irmãs Jubilares - partimos, cheias de entusiasmo: a Ir. Cecília Horykoshi; as juniores  Ir. Edna, Ir. Lufinda, Ir. Felecita, Ir. Olinda; a postulante Priscila; a aspirante Andressa e a irmã da Ir. Edna - para a rodoviária de Lucélia apanhar o autocarro em direcção a S. Paulo. Depois de 9 horas de viagem pela noite dentro, lá nos encontramos com as nossas Irmãs Júniores do Paraguai – a Ir. Ilda e a Ir. Maria – na nossa comunidade de acolhimento em S. Paulo. (...)

 

 
 
papa
 

Apelo do Papa Francisco

"Que o grito da paz se eleve com força por um mundo de paz", e "não à guerra!", disse o Papa num apelo feito perante dezenas de milhares de pessoas que assistiam à oração de domingo na praça de São Pedro, em Roma.

"Condeno veementemente o uso de armas químicas. Ainda tenho gravado na minha mente e no meu coração as imagens terríveis dos últimos dias", acrescentou o Papa argentino antes de exclamar: "Há um julgamento de Deus e um julgamento da História sobre as nossas ações a que não podemos escapar ".

O Papa convocou então para uma vigília no dia 07 de Setembro, entre as 18:00 e as 20:00 (hora de Lisboa), para cristãos mas também para os fiéis de outras confissões e mesmo os que não são crentes.

 

 
formacao
 

Dia de Formação para todo o pessoal docente e não docente
dos Centros Educativos da Província: Colégios e Centros de Solidariedade

Realiza-se no próximo dia 2 de setembro em Coimbra, no Colégio Rainha Santa Isabel, um dia de Formação para todos os docentes e não docentes dos Colégios e Centros de Solidariedade.
O Seminário de Formação intitulado – “Inventar e Reinventar-se na Crise" será orientado pelo Prof. Doutor Jacinto Jardim. O acolhimento tem inicio às 08:45h.

 

Voltar ao topo
 
alcobaca
 

“Devemos espalhar por toda a parte o bom odor de Cristo”
Ana Mª Javouhey, carta 294

A nossa Província dá graças a Deus, por ver aumentar o seu número de Associados, que ao perto e ao longe procuram irradiar “este bom odor de Cristo”.
No passado dia 19 de Maio, após uns anos de formação e caminhada em Grupo, 6 elementos do Grupo de Associados de Alcobaça pediram para fazer os seus primeiros compromissos, entre os quais um casal e sua filha. Nesta mesma data, cerca de 20 renovaram também os seus compromissos. A Celebração teve lugar no Mosteiro, durante a Eucaristia dominical das 12h00, presidida pelo seu Pároco, o Sr. Pe. Carlos.

alcobaca

O mesmo aconteceu no passado mês de Abril, por terras alentejanas, concretamente na paróquia de Degolados, Concelho de Arronches. Quatro Associadas, depois de uns anos de caminhada formativa, pronunciaram pela 1ª vez o seu compromisso na Eucaristia paroquial, presidida pelo seu pároco, o Sr. Pe. Fernando,

arroches

Magnificat!....

 

 
 
pascoa2013
 

PÁSCOA 2013 - CRISTO Ressuscitou, Aleluia! Aleluia !...

Foi esta a Boa Nova que Mª Madalena foi anunciar aos Apóstolos: “Vi o Senhor”…
Mensagem de Páscoa da Superiora Províncial Ir. M.ª Ludovina Lemos

 
banner
 

Encontro nacional de Associados Cluny

Realizou-se no passado dia 26 de Janeiro de 2013, no Colégio Rainha Santa Isabel em Coimbra, mais um encontro nacional da família Cluny, com o seguinte programa:

[09:30] Acolhimento
[09:45] Oração da Manhã
[10:00] 1ª Conferência
A FÉ NAS SUAS DIVERSAS DIMENSÕES - Pe. António João Santos
[10:45] Intervalo
[11:00] Trabalho de grupos
[12:00] Plenário
[12:30] Almoço
[14:00] 2ª Conferência
QUEM É DEUS? - Pe. António João Santos
[15:30] Eucaristia

 

 

Torres Novas, 19, 20 e 21 de outubro de 2012

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, decorreu mais um retiro de associados na casa de S. José de Cluny, em Torres Novas, orientado pelo Sr. Padre Afonso.

Foi uma oportunidade para nos olharmos por dentro e deixar que Deus rezasse em nós, de uma forma silenciosa e livre. Viveram-se momentos muito enriquecedores, de reflexão, interioridade e espiritualidade, que nos permitiram afinar o nosso querer, a nossa maneira de estar na vida, o nosso ser, a nossa vontade.

retiro1

Cada um foi convidado a olhar o seu itinerário de fé, a refletir sobre o seu percurso, sobre a forma como tem acolhido a ação de Deus na sua vida, partindo da análise de textos do Antigo Testamento. Esta entrega à espiritualidade, através da luz do evangelho, permitiu que saboreássemos o quanto Deus é misericordioso, atento e presente nas nossas vidas.

A vigília de Adoração do Santíssimo, que decorreu na capela, pelas vinte e uma horas e trinta de sábado, tendo-se prolongado até mais ou menos às vinte e três horas, foi um momento muito importante, pela sensibilização manifestada nos testemunhos partilhados, na leitura do Salmo, nos cânticos, tudo surgiu de forma espontânea, estabelecendo laços de intimidade com Deus e com os outros.

retiro2

No domingo, acarinhados pelas mensagens de união na oração, recebidas de vários pontos  da Congregação, e honrados com a visita da querida Irmã Ludovina, todos se prepararam para desfrutar da mesa do Senhor, numa entusiástica eucaristia que incluiu o momento para a renovação dos compromissos e para o acolhimento de duas novas associadas: Maria do Rosário Simões (de Anadia) e Ana Margarida (de Coimbra). Contámos com a presença das Irmãs de Torres Novas e ainda da Irmã Maria da Glória, responsável pelos associados a nível nacional, e da Irmã Alda Correia, responsável pelos associados de Anadia.

retiro3

Finalmente, o almoço e a habitual fotografia marcaram o encerramento deste magnífico retiro. Resta-nos agradecer às Irmãs, que nos acolheram tão calorosamente, e à Congregação por ter criado o grupo de Associados de Ana Maria Javouhey. Que o Senhor dilate, cada vez mais, os nossos corações. Obrigada!

Associados da Província Portuguesa

 

 
boas festas
 

Mensagem de Boas Festas da Superiora Províncial Ir. M.ª Ludovina Lemos

 

 
jubilares
 

Jubilares 2013

Bodas de Alabastro, Bodas de Platina, Bodas de Rubi, Bodas de Diamante e Bodas de Ouro


 
 
 

Casa Provincial
Av. Beato Nuno, 272 tel: 249 530 250
2495-401 Fátima